Constelação Familiar Sistêmica
Constelação Familiar Sistêmica
Constelação Familiar Sistêmica é uma metodologia desenvolvida por Bert Hellinger, que evidencia os comprometimentos nas relações que impedem a conquista da felicidade e harmonia individual e em grupo. Essa metodologia libera o indivíduo de traumas, carências, sentimento de tristeza, medo e auxilia na conquista de relações equilibradas e felizes. É considerada uma terapia breve, realizada por meio de movimentos em que o facilitador ou terapeuta busca encaminhar o processo para uma solução.
Todo ser humano nasce em uma família e compartilha de um destino comum, quer queira ou não, somos vinculados aos nossos antepassados.
Atuando como Facilitadora de Constelação Familiar Sistêmica, posso afirmar a eficácia desta metodologia em diferentes contextos, pois as respostas, independentemente de se acreditar ou não na metodologia, são visíveis já no momento do trabalho. Inúmeros são os feedbacks de clientes que tenho atendido, comprovando os resultados.
Ao contrário do que se acreditou durante anos, é possível ser feliz, é possível mudar e quebrar padrões de sofrimento que se apresentam de geração em geração, repetindo comportamentos limitantes, como se tivéssemos que aceitar uma sina de fazer parte de uma família doente. A Constelação Familiar Sistêmica vem derrubar essas crenças e possibilitar, com equilíbrio, a felicidade a todos os membros de um grupo.
O QUE SIGNIFICA CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA?
É um método que trás a luz os sistemas familiares e seus emaranhamentos, que podem ser causadores de muitas doenças, dificuldades, fracassos e depressões na vida das pessoas.
Quando membros de uma geração de família deixam situações por resolver, membros das gerações posteriores podem, inconscientemente, assumir a responsabilidade de reestabelecer a “ORDEM” nesta família, trazendo à tona problemas e/ou dificuldades pelos quais não são responsáveis. Muitas vezes assumimos encargos provenientes de nossa família e satisfazemos expectativas que são estranhas a nós mesmos. Elas nos conduzem a um comportamento desnecessário e incompreensível. Através da Constelação Familiar Sistêmica, podemos trazer à luz tal comportamento e elucidá-lo.
A nossa mente é barulhenta e trazemos medos da infância, medos dos nossos antepassados.
O que ajuda muito no sucesso é nós acreditarmos que existe solução e as vezes é tão simples e tão fácil, só precisamos tomar uma atitude.
Esses comportamentos limitantes que trazemos, se manifestam através dos Códigos de Pertencimento de maneira totalmente inconsciente. É uma vontade, que nem sabemos de onde vem, de ser igual e com isso, podemos manifestar uma doença ou outra limitação presente na família, como dificuldades financeiras, desequilíbrios emocionais ou dificuldades nos relacionamentos conjugais, vícios e dentre outros.
Nessas limitações, estão sendo passadas as informações: “EU FAÇO PARTE DESSA FAMÍLIA. EU PERTENÇO A ESSE SISTEMA” e sem perceber você começa a atrair os mesmos problemas para a sua vida para se sentir parte dela.
Para que você consiga manifestar o equilíbrio em suas emoções, basta compreender a simplicidade da vida, sem julgamentos. Fazemos parte de um sistema e somos infinitamente pequenos diante da sabedoria do Universo!