Meditações e Mantras
Relaxar é preciso. Mesmo que seja por 5 minutos no dia, a meditação é um hábito que deve fazer parte da vida de todas as pessoas que buscam o bem-estar. O bom é que, para isso, não é necessário grandes técnicas ou mudanças radicais no cotidiano.
Mantra é uma palavra em sânscrito e seu significado é:
Man - mente
Tra - controle.
Assim mantra é a combinação de sons que nos dá o controle da mente, nos sintoniza com a frequência do amor, nos traz recolhimento e tranqüilidade. Mantra é a palavra cósmica ou vibração sonora cósmica.
Com a prática regular da meditação, usando o mantra, você purifica o corpo, a mente e o espírito. Aquieta sua língua, sua mente e seu corpo e isto leva você a um estado de tranquilidade e relaxamento. E na medida que você vai meditando, com paciência e persistência, a mente vai se acalmando e você vai encontrando apoio e força interior para viver mais feliz e em paz. Você fica consciente de sua coragem e faz com ela permeie sua vida cotidiana.
O mantra OM é o som primordial que contém todos os outros sons e do qual toda a criação surgiu. Segundo as escrituras indianas, é a sílaba mística, o corpo sonoro de Deus. É a essência interior de todos os mantras. É a palavra sagrada da qual emana todo o universo. OM é uma invocação, uma bênção, é a vibração da própria alma.
Escreve-se AUM, mas se pronuncia OM. As três letras representam os três aspectos de Deus: Criador, Conservador, Transformador. É a Trindade da Unidade.
Ao cantar ou entoar esta sílaba sagrada, que é a raiz de todos os mantras, experimente o som da criação ressoando no seu interior. Esvazie a sua mente. No início você vai achar impossível, mas depois de alguns dias, essa prática se tornará normal. Ao repetir o mantra OM, sinta a energia criadora divina que mora também em seu coração.
Depois fique em silêncio por alguns instantes. Sinta a paz que esse mantra traz para sua mente. Entoar mantras é uma forma de meditar. De buscar sintonia e ajuda. Para que qualquer mantra tenha efeito, é necessário que o praticante entre em contato com a proposta vibracional e de sintonia de cada mantra.
Para facilitar a meditação com os mantras, pode ser usado um JAPAMALA:
Japa – Repetição
Mala – cordão ou colar
Conhecido como “rosário de orações “ é um objeto de devoção espiritual, mais conhecido no Ocidente para ajudar nas orações e mentalizações. São utilizadas em muitas culturas e religiões como marcador. Um japamala é geralmente composto por 108 contas e o “meru” (montanha), conta central que marca o início e o fim do mala. Também é possível encontrar japamalas menores, variando de 27 ou 54 contas, todas sub-divisões de 108 repetições.
Segundo a filosofia yogui, ao completar o circuito de 108 repetições da oração, mentalização ou mantra, alcança-se um estágio superior na consciência chamado de transcedental ( estágio da mente, mantendo a consciência concentrada em si mesma).
COMO USAR
Segurando o japamala na mão direita, deixe ele escorregar pelo dedo do meio. O dedo indicador não deve tocar as contas, ficando estendido durante todo o período da entoação dos mantras.
Comece sempre pela conta seguinte à grande conta, o "meru", e o mesmo não deve ser contado, nem tocado pelo dedo do polegar, O "Meru".
Puxe sempre as contas desse japamala em sua direção, uma a uma, entre seu dedo polegar e o dedo do meio, usando seu polegar para contar e puxar cada conta, lentamente, enquanto entoa o seu mantra escolhido.
A pronúncia correta já pode provocar uma conexão, mas geralmente não é o suficiente. Não adianta ficar rezando uma oração ou entoando um mantra e ficar pensando em outra coisa, ficando ausente, disperso, robótico. É primordial conectar-se, sentir, estar, para ativar a ligação energética que contém cada mantra.
Um mantra específico poderá conectar o praticante com um mestre que esteja na mesma frequência, e colocá-lo em sintonia com os pensamentos e sentimentos gerados durante milhares de anos, por vários mestres e praticantes, etc.
O polegar representa o seu chackra da garganta e o dedo do meio representa o éter divino no chackra do coração. Assim como estamos nos comunicando com os seres elevados do plano etéreo, este mudra aumentará o poder de comunicação espiritual.
Pronunciados verbalmente, atento aos momentos de inspiração e expiração, funcionam em paralelo como excelentes exercícios respiratórios, que podem nos levar a um estado alterado de relaxamento e consciência. Embora essa seja a forma indicada, os mantras podem ser vivenciados somente com sua audição ou um cantar interno e silencioso. O mais importante é a força mental e o sentimento de respeito e gratidão quando vivenciado. Até porque, após entoar um mantra a prática de dinâmicas saudáveis se torna mais desejável e prazerosa.
A utilização do japamala aumenta a felicidade e a capacidade de meditação. As contas do Japamala dão mais foco e maior determinação a quem as utiliza.
Algumas sugestões de Mantras:
“ OMMM ou AAAUUUMMM”
O verbo divino, o mantra supremo da criação. Bom para qualquer prática espiritual.
“OM GUM GANAPATAYEI NAMAHA “
Mantra para remoção de obstáculos e atração de prosperidade
“ NAMO KUAN SHIN YIN PU SA “
Kuan Yin – eliminar dor e sofrimento
“ OM KLIM KRISHNAYA NAMAH”
Mantra para termos paz, coragem e poder
“THIRU NEELA KANTAM”
Fazer o mantra visualizando uma luz azul clara na garganta. Elimina karmas negativos.
“OM SHRI GAM”
Atrai fortuna e prosperidade.
“EL ONG KAR SAT NAM SIRI WAHE GURU”
Elevação espiritual.
“TEYATA OM BEKANZE BEKANZE MAHA BEKANZE RADZA SAMUDGATE SOHA”
Mantra da saúde.
“OM NAMAH SHIVAYA OOMM NAMA SHIVAYA”
Mantra de evocação do Deus Shiva, "O transformador". Traz mudanças positivas para a vida.
“SHANTY CHANTI PAZ, ou OM SHANTY PAZ DIVINA”
Traz calma e paz interior.
“OM TARE TUTTARE“
Ajuda a produzir modificações no nosso interior. Transforma situações desagradáveis e elimina os medos internos.
“ OM MANI PADME HUM, OM MANI PADME HUM”
Salve a jóia que vibra no lótus. Mantra da compaixão divina. Melhora a qualidade dos sentimentos e harmoniza os chackras .
Existem muitos vídeos com esses mantras, que poderão ajudá-los a entoá-los.
Dias melhores para uma vida melhor
Espaço Mahamaya